domingo, novembro 26, 2006

Sopa de espargos verdes com poejos



Nem sempre as experiências que faço correm bem. Foi o caso desta sopa, que apesar dos bons ingredientes e dos esforços envolvidos na sua preparação não se traduziu num produto final muito agradável ao palato. Os espargos silvestres e os poejos comprei-os ontem no mercado de Évora, tendo começado logo a imaginar a bela sopa que dali ía obter, associando estas verduras a umas fatias de pão da Vidigueira e a uns queijinhos de ovelha.

Sopa de espargos verdes com poejos

Comecei por arranjar os espargos e cortá-los em rodelinhas pequenas. De seguida, refoguei uma cebola e 2 alhos picados em azeite. Adicionei os espargos e deixei fritar um pouco, antes de juntar cerca de 1 litro de água e três pés de poejos. Deixei ferver durante 10 minutos, depois de ter temperado com sal. Por fim, adicionei um ovo batido, mexendo sempre para que este ficasse aos fios.

À parte, coloquei nas terrinas individuais três fatias finas de pão, deitando-lhes por cima a sopa. Finalizei colocando em cima fatias de queijo de ovelha e levando ao forno durante cerca de 5 minutos para que este começasse a derreter.

Nota: os críticos gastronómicos que tenho em casa consideraram que a sopa tinha excesso de gordura, mas para mim os grandes culpados foram os poejos!

Biscoitos de avelãs e doce de mirtilhos vermelhos


Estes biscoitos foram uma experiência que resolvi fazer a partir de um frasco de doce de mirtilhos vermelhos que comprei no IKEA. Estão bastante comestíveis, mas a receita necessita ainda de uns melhoramentos.

Biscoitos de avelãs e doce de mirtilhos vermelhos

2 chávenas de chá de farinha com fermento; 1/2 chávena de azeite; 2 ovos; 4 colheres de sopa cheia de doce de mirtilhos; 1/2 chávena de avelãs grosseiramente picadas.

Misturar todos os ingredientes, colocando depois, com a ajuda de uma colher, pequenos montes de creme num tabuleiro polvilhado de farinha. Levar ao forno pré-aquecido cerca de 10 a 15 minutos.

domingo, novembro 19, 2006

Prazeres de domingo II



Esta semana comprei na FNAC um livro de 'petiscos' de inspiração étnica (cozinha do Médio Oriente, do Pacífico e do Sudoeste Asiático) com algumas receitas que me parecem interessantes. O livro está dividido em diversos temas: fritos, sopas, molhos, saladas, espetadas, carne, peixe, legumes, 'embrulhado, atado e enrolado', e por último doces. Seleccionei dos capítulos referentes às espetadas e aos legumes algumas sugestões que penso testar brevemente, embora tencione reduzir muito a quantidade de pimenta e outros picantes a usar.

sábado, novembro 18, 2006

Bolo de chocolate com molho de manga

A base para a preparação desta sobremesa foi uma receita de bolo de chocolate que encontrei no blogue da Mónica, Diário da Cozinha (Setembro), a qual me despertou a atenção por fazer uso do microondas e ter um tempo de cozedura de apenas 5 minutos. Confesso que a experimentei com algum receio, pensando que acabaria com chocolate a escorrer das paredes do microondas. Mas afinal nada disto aconteceu!



Bolo de chocolate

4 ovos; 200 g de açúcar; 100 g de farinha; 150 g de chocolate em barra; 120 g de manteiga.

Comecei por derreter a manteiga e o chocolate no microondas (1 a 2 minutos). De seguida, bati bem a mistura até obter um creme homogéneo que juntei aos outros ingredientes. Coloquei este preparado num pirex redondo de 20 cm de diâmetro e 7 cm de altura, que previamente untei com margarina (não sei se seria necessário!). Levei ao microondas, na potência máxima durante 5 minutos. Posteriormente, desenformei e deixei arrefecer.

À parte triturei a polpa de uma manga madura até obter um creme que coloquei no frigorífico. Polvilhei uma placa de massa folhada fina com açúcar em pó e canela, cortando-a em tiras finas que depois levei ao forno cerca de 10 minutos. No momento de servir, deitei um pouco de molho de manga sobre uma fatia de bolo de chocolate e por cima deste coloquei algumas tiras de massa folhada.

O bacalhau da página 54

Há uns anos atrás, quando os meus pais viviam em Porto Alegre (Brasil), a minha mãe publicou um livro de cozinha com especialidades portuguesas a que chamou 'Portugal em doces e salgados'. Entre as receitas deste livro que mais protagonismo ganharam conta-se a do 'bacalhau à minha moda', que foi depois baptizado pela família por 'bacalhau da página 54'. Na verdade, passados mais de vinte anos, a receita já evoluiu bastante, mas as suas origens permanecem. Para mim, pese embora a opinião altamente suspeita, é a melhor receita de bacalhau no forno que conheço, que apenas comparo ao bacalhau no forno que é servido no restaurante Tia Alice, em Fátima.



Bacalhau da página 54

Cozem-se duas postas de bacalhau grandes, que depois se limpam de peles e espinhas e se deixam em lascas. Cortam-se 3 cebolas grandes em rodelas finas que se fritam em azeite, mas tendo o cuidado que não as deixar alourar. Corta-se 1 kg de batatas em palitos grossos que se fritam, mas também sem deixar escurecer as batatas. Temperam-se de sal e reserva-se. Coze-se 0,5 kg de camarão, reservando a água de cozedura. Depois de frios descascam-se os camarões e deitam-se as cascas e cabeças de novo na água, deixando-as ferver por mais 10 minutos. Passado este tempo passa-se este preparado pelo passe-vite. Faz-se um molho bechamel, usando o liquido que se obteve dos camarões e usando em lugar do leite natas.



Unta-se um tabuleiro de ir ao forno com margarina. Forra-se o fundo com uma camada de batatas fritas. Por cima coloca-se uma camada de bacalhau às lascas e os camarões. De seguida, colocam-se as cebolas fritas, escorridas do azeite, e fatias de queijo flamengo não muito finas (de preferência queijo Pastor). Cobre-se com o molho bechamel e polvilha-se de pão ralado. Vai ao forno 25 a 30 minutos e ao sair polvilha-se com amêndoas falhadas previamente alouradas.

Empadas de frango e cenouras



Já há uns dias que penso fazer umas empadas. Tentei encontrar nos meus livros de cozinha uma receita açoriana de empadas de peixe que me pareceu interessante, mas como não a consegui localizar acabei por fazer umas vulgares empadas de frango com cenouras.

Empadas de frango com cenouras

Comecei por cortar 4 peitos de frango em cubos pequenos. Em seguida, refoguei cebola também picada em azeite onde também coloquei uma folha de louro. Deixei a cebola começar a alourar e juntei-lhe o frango e 2 cenouras em cubos pequenos. Posteriormente, adicionei ao preparado anterior 1 dl de vinho branco e uns quadradinhos de bacon. O frango cozeu neste molho aproximadamente 15 minutos. Por fim, juntei-lhe 1 colher de sobremesa de maizena para que o molho ficasse mais espesso. Rectifiquei os temperos e deixei arrefecer.

Fiz uma massa com 300 g de farinha, 80 g de margarina derretida, 1 ovo e água q.b.. Com esta massa forrei as formas, que tinham sido previamente untadas de margarina. Depois de colocar o recheio tapei com outra rodela de massa, pincelei com gema de ovo e levei ao forno aproximadamente 15 minutos.

sábado, novembro 11, 2006

Dia de S. Martinho


Em tempo de S. Martinho é boa altura para recordar os 10 mandamentos do Abade de Travancos, relativos ao modo como se deve beber o vinho.

O 1º bebe-se inteiro
O 2º até ao fundo
O 3º como o primeiro
O 4º como o segundo
O 5º estando cheio não fica meio
O 6º é para provar
O 7º é para começar
O 8º para não tombar
O 9º para continuar
O 10º para acabar

Ou ainda os 10 mandamentos do Ribatejo que rezam assim:

1º É para provar
2º A repetir a prova
3º É já para começar
4º Um bem que se renova
5º Até nos faz cantar
6º Alegra mais a gente
7º Às vezes faz sonhar
8º Do fraco faz valente
9º Leva quase ao Paraíso
10º Faz perder às vezes o juízo

sexta-feira, novembro 10, 2006

'Caldeirada' de lulas e cação


Tenho um certo pudor em designar este preparado por 'caldeirada'. Se fosse espanhola talvez não tivésse tantos problemas em chamar-lhe 'caldereta', aliás termo que o meu pai adora usar para designar as suas experiências culinárias.

Caldeirada de lulas e cação

Comecei por fazer um refogado com 1 cebola grande a que juntei umas cebolinhas frescas partidas aos quartos. Quando as cebolas começaram a alourar adicionei 50 g de bacon cortado em lâminas finas, dois tomates também cortados em lâminas, 1/2 pimento vermelho aos bocadinhos, 1 cenoura grande cortada às rodelas, 1 folha de louro, 1 colher de chá de açafrão-das-Indias e sal. Deixei cozer um pouco e depois juntei-lhe 2,5 dl de vinho branco. De seguida, adicionei as lulas cortadas em bocados grandes e batatas novas pequeninas. Deixei cozer 10 minutos andes de juntar o cação previamente temperado com sal. Mais 8 minutos de cozedura e juntei-lhe uns camarões já cozidos, que apenas deixei ao lume o tempo suficiente para igualarem a temperatura do restante preparado. Isto é, aproximadamente 2 a 3 minutos.

Tarte de abóbora


Finalmente resolvi participar na iniciativa do Hemc5, que desta vez tem por tema a abóbora, com uma receita inventada por mim, embora esta questão da originalidade seja sempre relativa.


Tarte de Abóbora

Comecei por cozer 1 chávena de arroz em bastante água, a que juntei 2 cravinhos e 2 cascas de limão. Depois de cozido deixei a escorrer num passador. À parte, fiz uma calda fraca com 1 chávena de chá de açúcar amarelo e um pouco de água a que juntei cerca de 750 g de abóbora cortado aos bocados e um pau de canela. Deixei a abóbora cozer e que ao mesmo tempo a água se fosse reduzindo. Retirei o pau de canela e triturei o preparado com a varinha mágica. De seguida, juntei-lhe uma colher de chá de canela em pó, raspa de limão e 1/2 colher de chá de essência de baunilha.
Adicionei a abóbora ao arroz, acrescentando depois duas gemas de ovos. Por último, misturei as duas claras em castelo. Coloquei o creme numa tarteira previamente forrada de massa (250 g de farinha, 125 g de margarina, 5 colheres de sopa de água, sal) e levei ao forno cerca de 45 minutos.

domingo, novembro 05, 2006

Almofadinhas de camarão com queijo feta

A minha mãe tinha por hábito fazer a massa folhada em casa, quando ainda não existiam as possibilidades que hoje temos de ir a um supermercado e trazer um pacote de massa já preparada e congelada. Lembro-me mesmo que existia uma margarida especial para fazer folhados. Mas as actuais facilidades, em termos de consumo, nem sempre foram acompanhadas de uma melhoria na qualidade. A maior parte das marcas, talvez pelo tipo de de gordura que utilizam, não permitem obter uma massa folhada de sabor agradável e consistência estaladiça. Nesta receita fiz uso de uns quadradinhos da marca Bimbo, que têm a vantagem de já estarem estendidos e cortados, facilitando muito a rápida preparação de uma refeição, mas cuja qualidade também não se pode considerar excepcional.

Comecei por fazer um refogado com azeite e cebolinhas frescas, finamente picadas, a que juntei depois alguns camarões descascados, cebolinho picado e quadradinhos de queijo feta. Deixei apurar um pouco e depois de frio recheei os quadros de massa dando-lhes o formato final de trouxas. Foram ao forno previamente aquecido durante 15 minutos.

Bolo de Laranja



O que distingue esta receita de bolo de laranja de outras é que nela se faz um uso integral deste tipo de fruta. Isto é, apenas se retiram os caroços e alguns filamentos que a laranja possa ter, aproveitando-se o restante. Como resultado obtém-se um bolo húmido, com um intenso sabor a laranja.

Bolo de Laranja

3 ovos; 1 copo de açúcar; 1 copo de óleo de milho; 1 laranja grande inteira sem caroços nem filamentos brancos e com a casca cortada aos bocados.

Bate-se tudo num copo misturador até obter um creme. Posteriormente passa-se este creme para um outro recipiente e junta-se-lhe:

2 copos de farinha; 1 colher de sopa de fermento.

Vai ao forno em forma de buraco ao meio (eu fiz numa forma de bolo inglês) untada e polvilhada de açúcar, durante 30 minutos, tendo o cuidado de não abrir a porta do forno durante a cozedura.
Nota: para evitar riscos ao retirar o bolo da forma forrei-a com papel vegetal que também untei e polvilhei.