sexta-feira, dezembro 28, 2007

Couve-flor com castanha de cajú


A inspiração para esta receita fui buscá-la a um dos livros do Jamie Olivier. A couve-flor não é das minhas verduras preferidas, mas nesta altura do ano não existem grandes opções, por isso resolvi experimentar uma receita com um toque de exotismo e que permitisse comer este alimento com um pouco mais de prazer. Como acontece, sempre, fiz algumas alterações na receita original.
Couve-flor com castanha de cajú

Comecei por cozer, ao vapor, uma couve-flor pequena, cortada aos raminhos, não deixando contudo a couve muito cozida. À parte, numa frigideira coloquei 1 colher de chá de sementes de coentros, 1/2 colher de chá de cominhos em grão e um pouco de azeite. Deixei fritar as especiarias até estas começarem a estalar. Nessa altura, juntei meia chávena de castanhas de cajú (usei uma lata de castanhas para aperitivo) grosseiramente picadas e deixei alourar um pouco. Por fim, adicionei a couve-flor, já cozida, e deixei-a também alourar um pouco. Coloquei esta mistura num recipiente e levei ao forno (200ºC) durante 10 minutos. Nota: não juntei sal por ter usado as castanhas para aperitivo que já são bastante salgadas.


quinta-feira, dezembro 27, 2007

A minha primeira nomeação


A All Sogno nomeou-me para um prémio o que pela primeira vez acontece e depois de uma longa ausência destas minhas actividades de ‘blogguistas’. Muito obrigada! Estou surpreendida e encantada! Dando seguimento ao concurso vou também nomear 7 blogs, com base nos seguintes critérios: i) serem escritos em português ou por autores portugueses, ii) visualmente agradáveis, iii) gastronomicamente estimulantes, iv) e, principalmente, por serem espaços onde impera a simpatia e o bom humor.

1) Chucrute com salsichas
2) A Taste in Heaven
3) Cozinha com Tomates
4) Cozinha Turca
5) O avental do gourmet
6) A Tasca da Elvira
7) Cinco quartos de laranja

Transcrevo de seguida as regras que encontrei na All Sogno:

1. Este prémio deve ser atribuído aos blogs que considerem serem bons (entende-se como bom os blogs que costumam visitar regularmente e onde deixam comentários);2. Somente se recebeu o "Diz que até não é um mau blog", deve escrever um post indicando a pessoa que lhe deu o prémio com um link para o respectivo blog; a tag do prémio; as regras; a indicação de outros 7 blogs para receberem o prémio;3. Deve exibir a tag do prémio no seu blog, de preferência com um link para o post em que fala dele;4. (Opcional) Se quiser fazer publicidade ao blogger que teve a ideia de inventar este prémio, ou seja – Skynet - pode fazê-lo no post.

quarta-feira, dezembro 26, 2007

Boas Festas


Votos de Boas Festas e de um excelente Ano de 2008.

Espera maridos

Quando hoje abri 'A minha cozinha' e comecei a ler as simpáticas mensagens de Boas Festas que aqui me têm deixado achei que tinha chegado o momento de voltar a dar vida a este espaço, mesmo que fosse com uma receita muito simples, que dá pelo nome de 'Espera maridos'. Recordo-me da minha mãe a fazer com bastante frequência exactamente por ser bastante fácil e permitir ultrapassar aquelas situações em que se torna necessário improvisar rapidamente uma sobremesa. Este Natal, em que o tempo dedicado às preparações culinárias foi escasso, resolvi recuperar a referida receita, inovando apenas um pouco na apresentação. Anteriormente o creme era colocado numa taça grande e depois polvilhado com canela, agora optei por o dispor nuns copos e adicionar mais alguns elementos.


Espera maridos
7 colheres de açúcar bem cheias; 6 ovos; 1 cálice de Vinho do Porto; 1/2 pacote de bolachas Speculas (Lidl); canela em pó.
Separar as gemas das claras e batê-las com o açúcar. Levar ao lume a engrossar, mexendo sempre. Em seguida, juntar o vinho e voltar ao lume para secar mais um pouco. Retirar e deixar arrefecer. À parte, bater 4 claras em castelo que depois se adicionam ao preparado anterior, misturando com cuidado para ficar um creme fofo. Colocar em copos de vidro e por cima dispor uma pequena camada de bolachas Speculas trituradas. Por último aproveitei as 2 claras que sobraram para fazer um merengue, batendo-as em castelo e juntando depois 2 colheres de sopa de açúcar moído. Coloquei no topo da camada de bolacha, em cada copo, uma colher de merengue e levei ao forno (grill) 1/2 minutos. Quando retirei polvilhei com um pouco de canela.