domingo, julho 06, 2008

Frango assado com batatas recheadas

Não tenho o ritual de fazer assados apenas ao fim-de-semana. Penso mesmo que todos os dias são bons para este tipo de preparações culinárias, mas não deixa de ser um facto que as manhãs de domingo são propícias ao reinventar de algumas receitas de assados, excessivamente banalizadas no nosso dia à dia. É o caso do frango assado, que hoje resolvi incrementar um pouco em termos essencialmente de acompanhamento.

Frango assado com batatas recheadas de chouriço

Comecei por moer num almofariz alecrim, alho picado e sal a que juntei posteriormente um pouco de azeite. Com esta "pasta" enchi o espaço entre a pele do papo da ave e a da carne. O resto coloquei na barriga juntamente com 1/2 limão cortado aos bocados e um pouco de massa de pimentão. Também barrei o exterior da ave com massa de pimentão, que ultimamente compro já prepara no talho.
Para acompanhar preparei uma batatas, não muito grandes, que cortei ao meio e recheie com uma rodela de chouriço. Para as segurar usei os talos do alecrim que tinham sobrado. Salpiquei as batatas de sal e reguei tudo com um pouco de azeite, levando ao forno por aproximadamente 60 minutos.