quarta-feira, Janeiro 02, 2008

Batatas no forno com alecrim

Esta receita, extremamente fácil, foi amplamente apreciada pelos convivas que em minha casa participaram nos festejos do Ano Novo. Num dos dias, serviu de acompanhamento à coroa de borrego da entrada anterior.

Batatas no forno com alecrim

2 embalagens de patatas pequenas já lavadas; 1 molho de alecrim; 5 alhos picados; azeite; flor de sal.

As batatas levaram uma fervura prévia de 10 minutos. Posteriormente foram colocadas num recipiente de ir ao forno e misturadas com o alho picado, que antes foi esmagado no almofariz com flor de sal. Por cima coloquei raminhos de rosmaninho e reguei com um fio de azeite. Levei ao forno até as batatas alourarem.

Coroa de Borrego


Este prato acabou por não ser apresentado como inicialmente estava previsto, decorando-o com cebolinhas glaceadas, espetadas nas pontas das costelas, ou com uma franjas brancas de papel. A receita foi uma adaptação da que por encontrar no livro Doze Meses de Cozinha.

Coroa de Borrego Recheada
1 coroa de borrego com cerca de 1, 5 kg, encomendada no talho; 125 g de carne de borrego limpa e picada; massa de pimentão; 2 salsichas frescas; 1 pãozinho; 1 gema de ovo; 2 dentes de alho picados; vinho branco; pão ralado; hortelã, noz moscada, azeite e margarina.

As costelestas começaram por ser barradas com massa de pimentão. À parte, preparou-se o recheio, picando a carne de borrego a que se juntaram as duas salsinhas frescas, 2 colheres de sopa de hortelã picada, o pãozinho previamente amolecido em água quente e depois escorrido, os alhos picados, a noz-moscada, sal refinado e a gema de ovo. Depois de bem misturada este recheio foi colocado no interior da coroa e polvilhado de pão ralado. Por cima, colocaram-se bocadinhos de margarina e regou-se com um pouco de azeite e vinho branco. Foi ao forno durante 1 h 45 m a 200ºC.