domingo, dezembro 07, 2008

Tabuleiro de legumes no forno

Influenciada pelos últimos programas do Jamie Olivier, a que assisti na televisão, tenho preparado uns enormes tabuleiros de legumes assados no forno. A descrição desta iguaria, tão simples mas tão bonita e agradável ao palato, fez com que um colega me pedisse para colocar no blog a receita. Neste mundo de experiências gustativas virtuais considero que esta é mais uma oportunidade de partilha.

Mas importa começar a descrever o processo, com o detalhe possível. Tudo começou com uma ida à feira de produtos biológicos do Princípe Real onde comprei os legumes que aparecem na fotografia.

A cesta de compras incluiu cenouras, funcho, beringela, nabos pequenos, beterrabas pequenas, abóbora, chalotas frescas, alho francês e cebolinhas. Para além disso, comprei também dois molhos de ervas aromáticas frescas: tomilho e oregãos.

O passo seguinte foi preparar os legumes. As cenouras ligeiramente peladas, os nabos e as beterrabas cortados aos quartos, as berigenlas partidas em cubos, o funcho cortado em lâminas com meio centímetro de espessura e o alho francês cortado ao meio. Não esquecendo a abóbora coratada em fatias largas. Os legumes foram temperados com azeite, um pouco de flor de sal e um toque de vinagre. Com o cuidado de não os misturar, principalmente por causa das beterrabas.


Foram depois ao forno, que estava a uma temperatura de 200ºC, cerca de 1 hora e 20 minutos. O suficiente para que as cenouras e os outros elgumes começassem a ficar com um aspecto caramelizado. Depois de pronto este prato permite que cada um vá retirando directamente do tabuleiro, com um garfo, os legumes que lhe parecem mais apetitosos.