domingo, abril 15, 2007

Crepes com recheio de camarão

Embora neste blogue nunca tenha colocado nenhuma receita de crepes esta é uma das minhas soluções preferidas, quando é necessário aproveitar sobras ou mesmo quando as quantidades de ingredientes disponíveis não são as suficientes para outro tipo de preparações.

Crepes com recheio de camarão

Massa: 100 g de farinha, 3 ovos, 50 g de manteiga, 2,5 dl de leite, 1/2 cálice de licor de cacau ou de Vinho do Porto, 1 pitada de sal.

Peneirar a farinha para dentro de uma tigela. fazer uma cova no centro e deitar para dentro os ovos ligeiramente batidos e uma pitada de sal. Misturar bem estes ingredientes. Adicionar 1 dl de leite e mexer bem até obter um creme homogéno, adicionar depois o resto do leite. Deixar descansar durante 20 minutos e, na altura de utilizar, juntar a manteiga derretida, mas já fria, e o licor. Mexer para ligar bem. Numa frigideira com cerca de 15 centímetros de diâmetro deitar um pouco de óleo de milho e levar ao lume a aquecer. Quando estiver bem quente, escorrer o óleo e colocar uma colher de massa na frigideira, inclinando ligeiramente para a massa deslizar e cobrir todo o fundo. Logo que comece a enfolar, vira-se pecando no cabo da frigideira e atirando o crepe ao ar, ou simplesmente com a ajuda de uma faca. Deixar alourar um pouco do outro lado e retirar, colocando os crepes num prata, uns em cima dos outros, à medida que vão ficando prontos. Dependendo da massa e da frigideira poderá não ser necessário voltar a colocar-lhe óleo, mas também pode ser necessário repetir todo o processo de cada vez que se prepara um crepe. Nota: esta receita dá para fazer cerca de 14 crepes.

À parte, fiz um recheio com bechamel a que juntei camarões descascados e coentros picados. Rechei os crepes com este creme. Pouco antes de serem servidos levei-os ao forno para aquecerem.