domingo, maio 06, 2007

Tartes de chocolate

As tartes de chocolate são uma adpatação de uma receita, com origem no livro 'Doze Meses de Cozinha', que uma amiga fazia muito frequentemente. Pode ser uma boa opção, quando não se pretende utilizar o forno.

Tartes de Chocolate

Massa de bolacha

250 g de bolacha Maria, triturada na 123; 150 g de manteiga derretida; 1 colher de sopa de cacau amargo, em pó.

Junta-se a manteiga às bolachas trituradas e amassa-se até obter uma mistura homogénea com a qual se forram pequenas tarteiras. No final, colocam-se as mini tarteiras no frigorífico para ficar mais consistente a camada de bolacha.

Recheio

2,5 dl de leite; 30 g de farinha de trigo; 50 g de açúcar; 1 1/2 colher de chá de farinha de maizena; 2 ovos; 30 g de manteiga; 125 g de chocolate em barra; 2 colheres de chá de rum.

Numa tigela mistura-se o o açúcar, as farinhas e os ovos batidos. Adiciona-se o leite morno e mexe-se até obter um preparado homogéneo. Depois, leva-se ao lume brando e continua-se a mexer até levantar fervura. Retira-se do lume e adiciona-se a manteiga e chocolate, previamente derretidos no microondas e batidos, assim como o rum. Deixa-se arrefecer um pouco e de seguida distribuí-se o recheio pelas tarteiras. Em metade das tartes coloquei por cima pimenta rosa triturada e na outra metade morangos fatiados.