Diário de uma experimentadora que faz da sua cozinha um laboratório de pesquisa de novos sabores
quarta-feira, dezembro 27, 2006
Bola de leitão assado
Esta bola de leitão foi o contributo do meu pai para o almoço de dia de Natal, que a baptizou desta vez por 'Bola das Três Beiras'. A receita da massa já anteriormente foi aqui referida quando apresentei uma bola de bacalhau.
Bola de leitão assado
Massa: 500 g de farinha, 5 ovos, 1 chávena de azeite, 50 g de fermento de padeiro, sal.
Desfaz-se o fermento com um pouco de água morna e uma colher de chá de sal, amassando com 100 g de farinha que se retiram dos 500 g. Faz-se o fermento como se fosse para pão e deixa-se levedar, agasalhando o recipiente, o que deve levar cerca de 30 minutos. Juntam-se os ovos ao azeite e batem-se ligeiramente. Adicionam-se à mistura anterior, já levedada, juntando a pouco e pouco a restante farinha e amassando como se fosse pão. Tapa-se a massa e deixa-se levedar durante 1 hora, ou até que dobre de volume.
Recheio: 2 colheres de sopa de margarina, 1 cebola grande, 1 molho de salsa, leitão assado q.b..
Parte-se a carne aos bocados, tirando-lhe todos os ossos. Faz-se um refogado com a cebola picada e quando esta está loura acrescenta-se a salsa também picada. Junta-se a carne e deixa-se um pouco ao lume a tomar gosto. Unta-se um pirex de ir à mesa e ao forno com margarina. Espalha-se na base metade da massa e sobre esta coloca-se o recheio. Por último coloca-se a restante massa e pincela-se com gema de ovo. Vai ao forno cerca de 35 a 40 minutos.