terça-feira, dezembro 26, 2006

Fiambre em caixa de massa


Esta receita de fiambre foi recolhida do livro Receitas Escolhidas , da Maria de Lourdes Modesto. Em termos visuais, ela resulta num prato com boa apresentação, que ao tempo é fácil preparar e gostoso.

Fiambre com Vinho do Porto em caixa de massa

1 fiambre de 1kg; 250 g de farinha; 3 gemas; 80 g de manteiga; 2 colheres de sopa de azeite; sal; 1 dl de água; 2 dl de Vinho do Porto mais 2 colheres de sopa.

Comecei por colocar o fiambre de molho durante 1 hora. Depois escorri-o e introduzi-o num tacho que a seguir enchi com água fria. Levei-o ao lume até levantar fervura. Voltei a retirar o fiambre, escorrê-lo e secá-lo. Num tacho limpo, deitei 2 dl de Vinho do Porto e o fiambre, deixando-o estufar muito lentamente. Virei-o regularmente para ele ir ganhando cor de forma homogénea. Esta operação durou cerca de 30 m. Deixei arrefecer o fiambre antes de o retirar do tacho e secar.

À parte preparei a massa com a farinha, manteiga, azeite, gemas de ovos, sal e água, esta última na quantidade suficiente para obter a consistência adequada. Deixei a massa descansar 2 horas. Passado esse tempo estendi-a e enrolei com ela o fiambre, tendo o cuidado de fazer um pequeno orifício na parte superior onde depois coloquei uma chaminé de cartão. Como a época é natalícia decorei o fiambre com pequenas estrelas de massa. Depois de terminada esta decoração pincelei-o com gema de ovo batida e levei-o ao forno (180ºC) durante 1 hora. À saída do forno deitei as 2 colheres de sopa de Vinho do Porto pelo orifício e tapei-o de seguida com uma estrela de massa que preparei à parte para este efeito.