terça-feira, dezembro 26, 2006

Os perus da marca Sadia


Há alguns anos atrás, durante um período em que vivi no Brasil, descobri uma marca de carnes e fiambres muito boa: a Sadia. Os perus desta marca que se compravam no Natal tinham a particularidade de virem com um mecanismo que disparava quando o peru estava cozido, para além de virem extremamente bem preparados e serem muito gostosos. Depois de muitos anos sem ter acesso a um destes bichos, este ano surpreendentemente os meus pais encontraram-nos à venda no Makro, e desta vez com origem alemã. A receita que segui para a sua preparação foi-me dada por uma amiga que também viveu no Brasil e que os costumava preparar no Natal e Ano Novo.
Tive apenas um pequeno problema, não me apercebi a tempo que o termómetro instalado utilizada um mecanismo diferente daqueles a que estava habituada, tendo por isso ficado à espera que ele disparasse o que não aconteceu e deu origem, por sua vez, a um certo bronzeamento das pernas do peru.

Peru assado à moda da Nelly


Depois de descongelado coloquei o peru numa assadeira. Fiz um recheio com carne de vitela, carne de porco, castanhas cozidas, bacon aos bocadinhos, maçã reineta cortada aos bocados, banha, ervas, noz moscada, sal e pimenta, tudo misturado até formar uma pasta bem temperada com a qual enchi o peito do animal, cozendo de seguida abertura para que o recheio não saísse durante a cozedura e também para ficar mais apresentável. Depois untei o peru com manteiga e tapei-o com fatias de bacon finihas, levando-o de seguida ao forno (180ºC) durante 1 h e 30 m. Passado esse tempo retirei o bacon e deixei o peru alourar durante mais 1 hora, pincelando-o frequentemente com a calda de uma lata de pêssegos a que juntei um pouco de sal e a que fui adicionando também a gordura do bacon que tinha ficado na assadeira.