segunda-feira, agosto 07, 2006

Gaspacho à moda do Zalacaín



Num período em que vivi em Madrid resolvi perguntar à dona de uma pequena mercearia perto da minha casa, onde ía com muita frequência, como se fazia o gaspacho. Ela deu-me uma receita, escrita à mão num pequeno papel que ainda hoje guardo, onde incluía: tomate (pelado), cebola picada, 1 alho pequeno, um pouco de pão, sal, azeite e vinagre, e, ainda em opção, o pepino. Mas, depois explicou-me que aquela era a versão popular do gaspacho. Se queria realmente provar um verdadeiro gaspacho deveria experimentar antes a receita do Zalacaín, que na altura era considerado o melhor restaurante de Madrid, acabando por me dar duas receitas, a versão 'popular' e uma versão 'rica', ou melhor, mais 'elaborada' do gaspacho:

3 kg de tomate
400 g de cebola
400 g de pimentos verdes
800 g de pepinos
2 dentes de alho pequenos
400 g de miolo de pão (pão de forma)
2 pimentos vermelhos pequenos
1 limão
1/2 dl de vinagre de Jerez
3/4 l de azeite
3/4 l de água
1 dl de maionese
25 g de sal

O tomate picado (com pele e grainhas), assim como a cebolas também picadas devem ser colocadas numa taça grande. Cortar o pimento verde aos bocados e juntar. Pelar o pepino, cortar no sentido do comprimento e tirar as sementes com a ajuda de uma colher. Picar e colocar na taça. Picar o alho muito fino e fazer o mesmo com o pimento vermelho e o pão de forma. Temperar tudo com sumo de limão. Junte a água, o vinagre, o azeite e o sal. Deixe a macerar durante 12 horas. Transformar em puré a mistura e juntar-lhe depois a maionese. Passar a mistura por um passador chinês para que fique com uma textura suave, sem peles nem grainhas.
Esta sopa, cuja receita está destinada a 15 pessoas, deve ser servida muito fria acompanhada com: quadrados de pão (frescos ou fritos), cebola picada, tomate, pimento ou pepino também picados.