segunda-feira, agosto 07, 2006

O licopeno do tomate


Sempre que vou a Moulhouse (Alsácia) tenho uma amiga que insiste comigo nos benefícios do tomate para a saúde, devido à presença de uma molécula designada por licopeno, e na necessidade de tomar suplementos alimentares com este tipo de compostos. Porém, eu contínuo bastante céptica relativamente ao efeito deste tipo de produtos. Aliás, parece que relativamente ao tomate a melhor forma de aproveitar todas as suas propriedades é utilizá-lo num simples molho de tomate, que pode ser utilizado para acompanhar uma enorme variedade de alimentos.

Mas, vem tudo isto a propósito do calor que se faz sentir hoje em Lisboa e que me deixa com pouca vontade de cozinhar. Lembrei-me por isso de ir preparar um gaspacho.


Gaspacho

5 tomates maduros (tamanho médio)
1 cebola pequena
1/2 pepino
1/2 pimento vermelho ou verde
sal
azeite, vinagre
pão

Tiro a pele aos tomates e depois pico-os, assim como a cebola o pepino e o pimento. Junto um pouco de pão do dia anterior, apenas para dar mais consistência à sopa, e água na quantidade que julgo suficiente. Pico tudo com a varinha mágica, tempero de sal, azeite e vinagre, e volto a moer. Coloco no frigorífico.

Esta é a receita básica para momentos de grande preguiça, mas se investirmos mais algum trabalho em determinados aspectos da preparação também vamos conseguir um gaspacho mais aveludado. Por exemplo, a pele dos pimentos nem sempre fica muito bem moída, por isso se tivermos paciência para a tirarmos o resultado final melhora. Para além disso, também é agradável acompanhar o gaspacho com pão torrado aos quadradinhos ou com os próprios legumes também cortados (pepino, pimento, tomate).