domingo, fevereiro 11, 2007

Massa filo enrolada, com recheio de maçã


Já há tempo que pensava fazer umas experiências com massa filo. Mas, como todas as receitas esta também resultou de uma série de leituras em livros e revistas de cozinha, que se acabaram por fundir para dar origem a esta sobremesa muito light, devido ao pouquíssimo açúcar que coloquei no recheio de maçã.
Massa filo enrolada com recheio de maçã
Comecei por fazer o recheio a partir de 5 maçãs reineta, que pelei e cortei aos bocadinhos. Coloquei-as num tacho com muito pouca água, raspa de limão, canela e 2 colheres de sopa de açúcar mascavado. Deixei ferver 10 a 15 minutos. Depois retirei do lume e deixei arrefecer.
À parte, untei uma tarteira com margarina. Com um pincel untei também, uma a uma, as folhas de massa filo com margarina derretida e recheei-as com o 'doce' de maçã. Enrolei com cuidado, para não rebentar, cada base de massa e fui preenchendo a forma de tarde a partir do centro para a periferia. Levei ao forno a 200º C durante 10 minutos com uma folha de alumínio por cima. Depois retirei a folha de alumínio e deixei a massa alourar durante 10 a 15 minutos. À saída do forno polvilhei com açúcar em pó e canela.