sábado, fevereiro 03, 2007

Bolos de garfo


Quando eu era criança, a minha mãe fazia com muita frequência os designados bolos de garfo. Como todas as receitas, esta teve a sua época e depois acabou por cair no esquecimento. Hoje, lembrei-me de a recuperar, o que me permitiu perceber como mudou a composição das gorduras utilizadas e como isso afecta a consistência das massas e obrigada a que se façam adaptações. Neste caso, quando voltar a fazer estes bolos reduzirei a margarina, assim como o açúcar que actualmente também me parece excessivo.

Bolos de garfo

125 g de açúcar; 125 g de manteiga; 250 g de farinha; 1 ovo

Amassam-se muito bem todos os ingredientes. Tendem-se pequenos bolos com a forma de croquetes que se enrolam em açúcar e depois se riscam por cima com um garfo. Colocam-se num tabuleiro polvilhado de farinha e vão ao forno (200ºC) durante cerca de 15 minutos.