domingo, janeiro 28, 2007

Desastres em torno de um bolo de chocolate e de laranja



Do ponto de vista gastronómico a semana que termina hoje foi um desastre, para o qual contribuiu certamente algum cansaço acumulado, provocado por outro tipo de tarefas. Para cozinhar preciso de ter tempo e energia, caso contrário as coisas não correm muito bem! Foi o que me aconteceu hoje com um bolo de chocolate, que resolvi fazer, adaptando uma receita já aqui colocada. Como tive preguiça de abrir o computador para dar uma olhadela à dita receita acabei for fazer uma série de variações a partir de uma base onde faltavam ingredientes. Resultado, em lugar de um bolo saíu do forno uma espécie de pudim, que até está agradável em termos de sabor, porque misturei na massa do bolo 3 colheres de sobremesa do doce de laranja que fiz no Natal. Agora, o aspecto do bolo depois de cozido é absolutamente deplorável! Mas a verdade é que este desastre acabou por se tornar um desafio.

Comecei por moldar, com a ajuda de uma colher de chá, uns pequeninos pastéis do 'bolo' de chocolate, que coloquei em colheres de porcelana. Depois, num dos cantos juntei um pouco do referido doce de laranja, procurando que em cada colher o doce incluisse um quadradinho de laranja cristalizada. No outro extremo da colher coloquei 3/4 de gomo de laranja fresca, sem pele.
Por incrível que pareça esta mistura resulta muito bem. Há uma continuidade de sabores, mas ao mesmo tempo o facto das texturas serem diferentes ajuda a criar contrastes que se tornam surpreendentemente agradáveis.