domingo, janeiro 21, 2007

Caldeirada de borrego

Embora possa parecer que estou a atravessar um período de saudosismo relativamente a paladares africanos, não foi exactamente esse o motivo que me levou, este fim-de-semana, a fazer esta caldeirada de borrego à moda de Angola. A minha mãe sempre fez este prato com frequência, umas vezes com cabrito, como é tradicional, e outras com borrego. Eu não me recordo se em alguma ocasião o tinha tentado confeccionar, mas posso dizer que este é um daqueles pratos para os quais não basta seguir uma receita. É a experiência que dita se o resultado vai ser apenas comestível ou se pelo contrário vai permanecer na memória dos comensais, e no meu caso apercebi-me que tenho ainda um longo caminho para percorrer.

Caldeirada de borrego à angolana

1 a 2 Kg de borrego partidos aos bocados; 750 g de cebolas; 1 dl de azeite; 2 pimentos verdes; 3 dentes de alho; 1,5 a 2 l de vinho branco; 150 g de margarina; batatas q.b.; 1 kg de tomate maduro; louro e salsa q.b.; gindungo; sal.

Começar por fazer um refogado com azeite e cebola picada. Quando a cebola começar a alourar juntar a salsa também picada. Adiciona-se um pouco de água e tempera-se com sal. Posteriormente, coloca-se o borrego já partido neste líquido e deixa-se ferver até ficar quase cozido. Quando isso se verificar, retira-se o borrego da panela e deita-se fora o molho.

Coloca-se no fundo de um tacho grande, de preferência de barro, um pouco de margarina e de azeite. Forra-se todo o fundo do tacho com rodelas de batata da grossura de 1 cm, polvilha-se de sal e sobre elas coloca-se uma camada de carne, uma de cebola cortada às rodelas finas, tomate picado e limpo de pele e sementes, pimento verde às tiras, salsa, louro, sal, gindungo, bocadinhos de margarina e vinho branco. Renova-se sucessivamente, começando pelas batatas e acabando na margarina e no vinho branco. Nota: embora a carne seja cozida só no vinho, ele não deve ser deitado todo de uma vez, mas sim por duas ou três vezes.

Leva-se ao fogo em tacho tapado e deixa-se cozer em lume brando. Quando as batatas estiverem cozidas, está pronto.