sábado, janeiro 20, 2007

Creme de abóbora com especiarias


Esta semana, jantei num restaurante onde me serviram uma excelente sopa de cogumelos, para além de outras iguarias extremamente bem apresentadas, onde os diversos ingredientes se misturavam de forma muito harmoniosa. Foi dessa agradável experiência gastronómica que surgiu a inspiração para a confecção desta sopa.
Creme de abóbora com especiarias
Comecei por deixar fritar em azeite 1 colher de chá de grãos de mostarda, 1/2 colher de chá de semente de coentros e 1/2 colher de chá de cominhos em semente. Quando os grãos começaram a estalar juntei ao azeite uma cebola grande bem picada. Deixei refogar um pouco, mas de forma a não deixar alourar a cebola. Posteriormente, adicionei água e temperei de sal. Depois deste líquido estar a ferver juntei-lhe cerca de 1 Kg de abóbora, cortada aos bocados e um pouco de gengibre fresco. Deixei ferver 30 minutos e rectifiquei os temperos, juntando-lhe cominhos em pó e nóz moscada, moída no momento. Esta mistura foi depois transformada em creme com a ajuda da varinha mágica.
O contraste entre o sabor dos grãos da mostarda e das outras especiarias com o adocicado da abóbora resultou bastante bem. Servi a sopa quando ela já estava morna, colocando por cima alguns pistácios.