segunda-feira, janeiro 01, 2007

Crocantes de frutos secos


Desta vez a minha fonte de inspiração foi a revista Saveurs, em particular o seu número especial dedicado às festas natalícias, onde encontrei uma reportagem sobre a gastronomia marroquina.
Crocantes de frutos secos
Comecei por alourar os frutos secos (20 g de avelãs, 20 g de pinhões, 20 g de nozes, 20 g de pistáchios não salgados e sem pele,20 g de amêndoas laminadas) numa frigideira com 1 colher de sopa de azeite. As amêndoas laminadas só as coloquei no fim para que não ficassem excessivamente torradas. Retirei os frutos secos da frigideira e coloquei-os sobre papel absorvente, para que este absorvesse o excesso de gordura. Em seguida, triturei os referidos frutos na 123 e à 'farinha' obtida juntei 1 colher de sopa de azeite, 20 g de corintos, 20 g de figos secos picados e 20 g de casca de laranja cristalizada também picada.



À parte misturei numa frigideira 3 colheres de sopa de azeite com uma colher da calda que me tinha sobrada das laranjas cristalizadas, levando a mistura ao lume durante alguns minutos. Com ela pincelei folhas de massa filo, sobrepondo duas folhas que depois cortei em quadros de 10x10 cm. No centro destes quadrados coloquei uma bola do preparado anterior. Dobrei a massa e levei as trouxinhas ao forno pré-aquecido durante durante
5 a 6 minutos.