sábado, janeiro 13, 2007

Strudel de Atum II

Depois de uma semana em que não tive tempo de ir ao supermercado não eram muitas as opções. Lembrei-me, por isso, de um frasco atum de conserva que tinha comprado na loja do gourmet, do El Corte Inglês, o qual estava destinado a terminar num strudel, não neste, mas numa outra receita com uma massa mais trabalhadosa.

Strudel de atum

Massa: 300 g de farinha; 80 g de margarina derretida; 1 ovo inteiro; sal; água q.b.

Amassar bem todos os ingredientes e deixar repousar durante 20 a 30 minutos.

Recheio: 4 batatas grandes cortadas aos cubos; 1 lata de azeitonas pretas cortadas aos bocadinhos; 1 frasco de atum (300 g); 2 pacotinhos que queijão parmesão ralado; 1 ovo inteiro; 2 colheres de chá de 'Permesan Blend' da Oil and Vinegar; 1 ramo de cebolinho picado, sal q.b.



Comecei por cozer as batatas durante 10 minutos em água temperada com sal. Depois, deixei-as escorrer e arrefecer um pouco, dentro de um passador. A seguir, juntei às batatas os restantes ingredientes.

Estendi a massa, dando-lhe a forma de rectângulo. No centro deste coloquei-lhe o recheio e de seguida enrolei-o na massa. Retirei o rolo com cuidado, da pedra onde tinha estendido a massa, e virando-o ao contrário coloquei-o no tabuleiro do forno. Por último, decorei com os restos de massa, pincelei com gema de ovo e levei ao forno durante 20 a 25 minutos.