domingo, fevereiro 18, 2007

Quadrados de castanhas, com erva-doce e canela

Deveria talvez designar estes quadrados por Brownies de castanhas, mas prefiro fazer uso de uma terminologia mais conservadora. À partida, não existia nenhuma receita para seguir, mas tinha presente os aromas e sabores que costumam ligar bem com o puré de castanhas. Foi esse o caminho que segui! Fui juntando os diversos ingredientes e ao mesmo tempo provando o creme para tentar perceber o que lhe estava a faltar. Por outro lado, como o meu objectivo era fazer um bolo que fosse cozido em tabuleiro e depois cortado aos quadrados, procurei não me exceder na gordura, nem nos líquidos, para que no final tivesse um creme mais ou menos consistente.

Quadrados de castanhas, com erva-doce e canela

600 g de castanhas congeladas (sem pele); 100 g de amêndoas raladas (sem pele); 1 chávena de chá de leite gordo; 2/3 de chávena de azeite com baixo grau de acidez; 1 chávena de chá de açúcar amarelo; 4 ovos; 1 colher de sopa de erva-doce moída; 1 colher de sopa de canela; 2 colheres de sopa de cacau amargo; 1 colher de chá de essência de baunilha.

Comecei por cozer cerca de 600 g de castanhas congeladas (sem pele). Como ainda não comprei um passe-vite optei por as reduzir a puré, com a ajuda da 123. À partida, esta não seria a melhor solução, mas acontece que acabou por funcionar bem exactamente pelos bocadinhos de castanha inteira que no final permaneceram, os quais acabaram por ser uma mais valia em termos visuais e de textura.


Juntei depois ao puré de castanhas os restantes ingredientes, deixando para o fim a adição das claras em castelo. Coloquei num tabuleiro, forrado com papel vegetal (para bolos), e levei ao forno cerca de 15 a 20 minutos. Desenformei e deixei arrefecer. Posteriormente, cortei o bolo aos quadrados e com a ajuda de um passador de rede polvilhei metade do bolo com icing-sugar e a outra metade com cacau em pó. Depois, foi só ensaiar as várias combinações possíveis! Já me estava a esquecer de dizer que ficaram muito bons ...