domingo, outubro 29, 2006

Bola de bacalhau

Sou uma grande apreciadora das bolas que se fazem no norte do país, particularmente das bolas de bacalhau.



Bola de bacalhau

Cozer duas postas de bacalhau a que depois de frio se retiram pele e espinhas, deixando-as em lascas. Fazer um refogado com azeite e bastante cebola a que se junta uma folha de louro. Quando a cebola já está cozida acrescenta-se o bacalhau e deixa-se cozer mais uns minutos, mexendo sempre. Retirar do lume e deixar arrefecer.

Para a massa desfazer fermento de padeiro (30 a 50 g) em água morna e juntar-lhe um pouco de farinha. Deixar levedar durante 30 minutos num recipiente tapado. Posteriormente adicionar-lhe 5 ovos ligeiramente batidos com uma chávena de bom azeite a que também se adicionou o sal refinado, alternando com a adição de cerca de 500 g de farinha de trigo. A massa deve ficar com uma consistência que a permita amassar como se fosse pão. Depois de bem amassada, tapa-se bem e deixa-se levedar novamente durante 1 hora. Deve dobrar o volume.

Forra-se a base de um tabuleiro de ir ao forno com metade da massa e por cima coloca-se o recheio. Por fim, tapa-se com a restante massa, tendo o cuidado de a ajustar às paredes do tabuleiro para que ao cozer não encolha. Pincela-se com gema de ovo e vai ao forno cerca de 30 a 40 minutos.

Nota: a minha mãe, que é uma especialista na preparação destes folares, costuma usar a mesma massa, mas com recheios de carne (pato, frango, peru, coelho e principalmente com leitão assado). Neste caso, a carne é partida aos bocados, retirando-lhe todos os ossos. Faz-se um refogado com cebola picada a que posteriormente se acrescenta salsa também picada. Junta-se a carne e deixa-se tomar gosto durante alguns monutos.