domingo, outubro 22, 2006

Bolo de pêra rocha

Esta receita é uma adaptação de uma outra que encontrei no último número da revista Cuisine et Vins de France. Como estamos na época em que as pêras se apresentam na sua máxima qualidade há que tirar proveito desse facto.


Bolo de pera rocha

3 pêras rocha, grandes; 150 g de farinha; 150 g de açúcar; 5 ovos; 50 g de manteiga; 50 g de corintos; 2 colheres de sopa de 'eau-de-vie de poire'; sal.

Colocar os corintos de molho numa mistura de água quente e 'eau-de-vie de poire'. Pelar as pêras, retirar-lhes o interior e cortá-las em cubos. Passar os bocados de pera por manteiga derretida até que ganhem uma ligeira cor dourada. Retirar e colocar a escorrer num passador.

À parte bater as gemas de ovos com o açúcar até obter um preparado esbranquiçado. Depois incorporar, de forma gradual, a farinha. Juntar as 2 colheres de sopa de 'eau-de-vie de poire' e os corintos . Adicionar em seguida as claras batidas em castelo a que se adicionou um pouco de sal na fase final. Envolver delicadamente os vários ingredientes. Colocar numa forma de bolo inglês previamente untada com margarina e polvilhada de farinha. Vai ao forno a uma temperatura de 180ºC durante aproximadamente 50 minutos.