domingo, outubro 08, 2006

Coelho com batata doce e hortelã

Hoje resolvi cozinhar um coelho com origem caseira que me ofereceram. Como não sou grande apreciadora, tento disfarçá-lo o mais possível, desta vez fazendo uso de hortelã. Infelizmente ainda não é possível registar e transmitir odores, mas posso garantir que o aroma que se libertava do interior do tacho de cerâmica, à saída do forno, era muito agradável.


Coelho com batata doce e hortelã

Comecei por cortar o coelho aos bocados e colocá-lo numa marinada de vinho branco, alho laminado, folha de louro, sal e pimentão (de Vera). Tapei e deixei no frigorífico por 12 horas.

Hoje, comecei por fritar uma cebola, grande e finamente picada, em azeite. Quando esta começou a alourar juntei o líquido da marinada, retirando previamente os alhos e a folha de louro. Deixei reduzir a mistura durante cerca de 10 minutos. A seguir juntei-lhe 1 dl de Vinho do Porto e voltei a deixar reduzir. Por último, deitei-lhe um pouco de vinagre.

Num recipiente de ir ao forno, com tampa, coloquei o coelho cortado aos bocados e os alhos laminados e louro provenientes da marinada. Juntei ainda 1 cenoura cortada em rodelas muito fininhas, 1/4 de morcela de sangue também cortada muito fininha, 2 batatas doces cortadas às rodelas grossas, 1 talo de aipo picado, 1 ramo pequeno de salsa e outro de hortelã. Rectifiquei o sal e deitei por cima o preparado anterior, procurando distribuir uniformemente os vários ingredientes. Tapei o recipiente e levei ao forno durante 45 minutos, sem o destapar até ao final da cozedura.