quinta-feira, outubro 19, 2006

Mexilhões com alho francês e coentros


Esta receita de mexilhões foi desenvolvida pelo meu pai durante o período em que viveu na Holanda, país onde estes bivalves se consomem abundamente, entre Setembro e Abril. No fundo, corresponde à introdução de temperos portugueses, como por exemplo o alho e os coentros, na versão mais tradicional da receita. O meu pai faz habitualmente uso da cataplana na preparação deste prato, o que a meu ver contribui para uma melhoria do resultado final.
Mexilhões com alho francês e coentros
2 kg de mexilhões; 5 colheres de sopa de azeite; 1 cebola picada; 2 alhos franceses cortados em rodelas muito fininhas; 2 talos de aipo cortados; 2 dentes de alho picados; 3 cravinhos; 1/2 colher de chá de pimentão doce; 1/2 colher de chá de açafrão-das-índias; 1 molho de coentros picados; 2,5 dl de vinho branco; 1 cálice de whisky; sal; piri-piri.
Começar por refogar a cebola no azeite, juntando depois o alho francês e o aipo. Posteriormente, adicionar os restantes ingredientes e deixar ferver alguns minutos. Adicionar os mexilhões e a seguir tapar o recipiente, agitando-o de tempos a tempos para que todos os mexilhões consigam abrir.