domingo, outubro 15, 2006

Sopa de cação em crosta de açafrão-das-índias

Já há uns dias que andava a pensar fazer esta experiência. Depois de recolher inspiração em vários livros de cozinha resolvi fazer uma síntese e produzir uma nova sopa.


Sopa de cação em crosta de açafrão-das-índias


Comecei por fritar em azeite meia dúzia de alhos, deixando que estes apenas ganhassem uma ligeira cor. Retirei-os e reservei-os para utilização posterior. Neste azeite comecei por deitar 1 cebola finamente picada a que depois juntei 2 tomates pelados e 1/4 de pimento vermelho também picados. Deixei ferver durante algum tempo, adicionando à mistura 2,5 dl de vinho branco. À parte, fiz uma pasta com os alhos que tinha reservado, 1 colher de chá de pimentão de la Vera e 1/2 colher de chá de açafrão-das- índias. Adicionei esta pasta ao preparado anterior e deixei ferver mais um pouco. Seguidamente juntei-lhe o peixe já aos bocadinhos e sem espinhas. Deixei ferver mais 5 minutos. Por fim, deitei um pouco de vinagre e rectifiquei o sal.

Preparei uma massa com 1 1/2 chávena de farinha com fermento, 20 g de manteiga, 1/3 de chávena de leite e 1 colher de chá de açafrão-das-índias. Estendi a massa com o rolo e cortei círculos um pouco maiores que o diâmetro das taças (1 cm aproximadamente). Pincelei os bordos com ovo batido, tapando depois a sopa, que já tinha sido colocada nas taças e a que tinha juntado umas folhinhas de hortelã, com a massa tendo o cuidado de a pressionar bem ao recipiente. Pincelei a massa com o ovo batido e salpiquei com sementes sésamo. Foi ao forno aproximadamente 10 minutos até a massa cozer e alourar.
Ao comer, os bocadinhos de massa vão cair dentro da sopa, permitindo uma mistura de sabores e de consistências bastante agradável.