sábado, outubro 07, 2006

Pernas de frango no forno

As pernas de frango são um daqueles ingredientes que permitem inúmeras variações. Desta vez dei destaque, na elaboração do prato, à sua associação com ervas da Provença e com o pimentão de Vera. Só há pouco tempo descobri o pimentão de Vera, mas curiosamente pouco depois de o comprar li no blogue Avental do gourmet uma referência a este produto. Na verdade, este pimentão é bastante diferente do que habitualmente usamos em Portugal.


Pernas de frango no forno
2 pernas de frango do campo; 0,5 kg de batatas novas pequenas; 2 colheres de sopa de ervas da Provença; 1 colher de chá de pimentão de Vera; 1 talo de aipo cortado; 1/2 cabeça de alhos; azeite e sal q.b.
Comecei por retirar a pele às pernas de frango, temperando-as depois de sal. À parte, mantive as batatas em água a ferver, com sal, durante cerca de 8 minutos.
Com os alhos, o pimentão, as ervas da Provença e o aipo fiz uma pasta a que depois juntei um pouco de azeite. Posteriormente, ela serviu para barrar o frango.
Num tabuleiro de ir ao forno coloquei as pernas de frango, com as batatas à volta. Reguei estas últimas com um pouco de azeite e polvilhei com a mesma mistura de ervas. Levei ao forno por 30 minutos, pincelando por várias vezes com margarina a carne e as batatas com durante a cozedura.